Aumento de consumo devido à quarentena tem prejudicado a entrega de conteúdos online

Aumento de consumo devido à quarentena tem prejudicado a entrega de conteúdos online
Aumento de consumo devido à quarentena tem prejudicado a entrega de conteúdos online

O consumo de dados da internet no Brasil em tempos de quarentena aumentou aproximadamente 30%. A crescimento repentino da demanda de trafegabilidade tem impactado os serviços da maioria dos provedores presentes no Brasil. E com a gente não é diferente.

advertisingKent County Taxpayers Alliancelook at this web-sitefake gold watchesreplica watch reviewsburga phone caseshandyhulle umhangenphone cases uk

“Alguns servidores de conteúdo (Netflix, Youtube, Facebook, WhatsApp) estão chegando, sim, próximo de suas capacidades. O que as pessoas precisam entender é que ninguém estava esperando por uma situação como essa. Ao mesmo tempo, trabalhamos para corrigir os problemas e atender as necessidades dos nossos clientes”, afirmou o gerente da Vale do Ivaí Telecom, Gustavo Nery.

Gustavo Nery

O consumo de conteúdos no exterior é outro ponto destacado por Nery como possível causa de lentidão em alguns casos. “O tráfego para servidores externos é limitado. Então quando a pessoa busca um conteúdo hospedado fora do país e com alta demanda, isso vai refletir na velocidade. O próprio usuário muitas vezes nota que entrando em um site do exterior, o acesso é mais lento e que sites nacionais é mais rápido”, pontuou..

Os servidores de conteúdo têm sofrido uma forte demanda, desde as plataformas de streaming, servidores de jogos, redes sociais, onde as pessoas buscam ficar informadas sobre a atual situação do Brasil e do mundo, e principalmente a busca por entretenimento. Os serviços não estão suportando o tráfego alto, o que ocasiona instabilidades e lentidões. Alguns servidores de conteúdo definiram por limitar a velocidade de acesso ao conteúdo, como foi o caso de algumas plataformas de streaming que reduziram a qualidade padrão dos vídeos (YouTube, Globoplay e outros).

Por fim, ele ratificou que a equipe da Vale do Ivaí Telecom estão trabalhando constantemente para resolver os problemas. “Destacamos que não podemos parar. Em momentos como o que estamos passando (da pandemia) o acesso à internet é fundamental. E estamos atentos a isso e comprometidos em oferecer o melhor serviço. Temos que atender todo mundo e entender a demanda do consumidor para buscar as soluções”, finalizou o gerente.